Abrir Menu

As novas alíquotas do IOF: Tudo o que você precisa saber!

O decreto publicado pelo governo federal, no dia 20 de setembro, sobre as novas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) trouxe grande impacto no custo do crédito para empresas e famílias brasileiras.

Isso porque, o valor da tarifa aumentado em 36% passará a ser cobrado até 31 de dezembro de 2021 e incidirá sobre operações de crédito, como o cheque especial, o cartão de crédito, o crédito pessoal e os empréstimos para empresas.

Para as pessoas físicas a alíquota passa de 3% ao ano (diária de 0,0082%) para 4,08% ao ano (diária de 0,01118%). Já para as pessoas jurídicas, a alíquota anual passa de 1,5% (atual alíquota diária de 0,0041%) para 2,04% (diária de 0,00559%).

Vale destacar que os novos valores serão cobrado apenas na alíquota diária dessas operações de crédito. Nesses casos, a base de cálculo é o valor do principal de cada liberação.

Ressalta-se que o aumento não atinge as empresas optantes pelo Simples Nacional, permanecendo a alíquota para operações diárias de crédito de 0,00137% ao dia.

De acordo com o governo, a alta do IOF permitirá uma arrecadação extra de R$ 2,14 bilhões para custear o novo Bolsa Família.

Fonte: Agência Brasil.